Como prevenir acidentes na cozinha

- Permanecer na cozinha quando se estiver a fritar, grelhar ou assar alimentos. Se for necessário deixar a cozinha, mesmo que por um curto período de tempo, desligar o fogão.

- Se estiverem a ser fervidos alimentos, verificar regularmente e permanecer na casa enquanto a comida está a cozinhar, e usar um temporizador para lembrar disso.

- Manter crianças e animais de estimação longe do fogão.

- Não ter perto do fogão coisas que se possam incendiar (pegas de panela, luvas de forno, papel ou sacos de plástico, etc).

- Manter uma tampa e uma luva de forno facilmente alcançável quando se estiver a cozinhar. Se um pequeno incêndio começar numa panela, abafar as chamas deslizando a tampa sobre a panela. Desligar o bico de gás e não mover a panela até ter arrefecido totalmente.

- Não consumir álcool enquanto cozinha. Mesmo um consumo moderado poderá inibir o tempo de resposta em caso de incêndio.

- Manter o forno, fogão e churrasqueira limpos - a acumulação de gordura pode facilmente iniciar um incêndio.

- Ter cabos e aparelhos eléctricos longe da água.

- Manter os cabos das panelas e frigideiras voltados para a parte de trás do fogão e longe de outros bicos de gás.

- Em caso de incêndio num forno, desligue-o e mantenha-o fechado para evitar que as chamas o queimem ou à roupa. Depois de um incêndio, o forno deve ser verificado antes de ser usado novamente.

- Nunca tentar apagar um fogo de óleo de cozinha lançando água sobre o mesmo.

- Nunca colocar nada metálico dentro do microondas.

- Guardar fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças.