Como prevenir acidentes eléctricos

Os incêndios com origem eléctrica são particularmente difíceis de extinguir e necessitam de um extintor de incêndio adequado para esse tipo de incêndio. Além disso é necessário saber como atacar o fogo, como evitar electrocussão e desligar a corrente eléctrica. Este tipo de incêndios pode-se propagar rapidamente, especialmente se existirem materiais combustíveis nas proximidades, tais como madeira, tecido ou papel que podem inflamar rapidamente e espalhar o fogo. A seguir estão algumas dicas importantes para ajudar a prevenir a ocorrência de um incêndio com origem eléctrica:

- Verificar equipamentos eléctricos para que não existam fios danificados, rachados ou soltos.

- Certificar que não existem cabos a passar debaixo de portas ou sob tapetes.

- Contactar um electricista ou o senhorio se houver problemas frequentes com o fusíveis queimados ou com disjuntores, tomadas de parede descoloradas ou quentes, cheiro a queimado ou de borracha proveniente de um aparelho, faíscas de uma tomada.

- Se a instalação do edifício não tiver condutor de terra, optar por instalar equipamentos da classe II (ou de isolação dupla).

- Utilizar sempre equipamentos com marcação CE e, na sua montagem, seguir sempre as instruções do fabricante.

- Manter os equipamentos eléctricos limpos e em bom estado de funcionamento, evitando com isso situações que potenciem o início de um incêndio.

- Aparelhos que produzem calor como o microondas, torradeira ou ferro de engomar usam muita electricidade. Ligar apenas um destes aparelhos em cada tomada para evitar situações de sobreaquecimento.

- Evitar ligar demasiados equipamentos numa mesma tomada.

- Quando se usam extensões com múltiplas tomadas deve-se escolher uma que tenha interruptor que permita desligar todos os equipamentos quando não estão em utilização. Deve ter-se também atenção ao limite de carga que determinada extensão permite de modo a que não existam sobrecargas (diferentes aparelhos têm diferentes níveis de potência).

- Não puxar pelos cabos para desligar os equipamentos da tomada; puxar sempre pela ficha e depois de desligar o aparelho.

- Desligar os aparelhos quando não estiverem a ser usados.

- Não utilizar objectos metálicos em aparelhos eléctricos na proximidade de partes não isoladas, sem antes os desligar.