Plano de prevenção

Apresenta a organização e procedimentos a implementar por uma entidade para prevenir a ocorrência de incêndios, manter o nível de segurança relacionado com as medidas de autoproteção adotadas e garantir a preparação para saber reagir em situações de emergência.

Este Plano é actualizado sempre que mudanças realizadas na utilização-tipo o justifiquem e é passível de ser verificado durante as inspeções regulares e extraordinárias, devendo estar no posto de segurança um exemplar. Um Plano de Prevenção deve incluir:

1 - Informações sobre:

  • Identificação da Utilização Tipo
  • Data do início de funcionamento
  • Identificação do Responsável de Segurança contra Incêndio
  • Identificação (caso existam) dos delegados de segurança

2. Plantas, à escala de 1:100 ou 1:200 representando claramente, usando simbologia de acordo com as normas portuguesas, os seguintes pontos:

  • Classificação de risco e número de efectivos expectáveis para cada local
  • Vias horizontais e verticais de evacuação, não esquecendo possíveis percursos em comunicações comuns
  • Localização dos equipamentos e dispositivos relacionados com a segurança contra incêndio.

3. Procedimentos de Prevenção