Sistema automático de detecção de incêndio

Um incêndio num edifício deve ser detectado de forma particularmente rápida e o alarme emitido de modo a garantir a evacuação dos seus ocupantes. Pode ser detectado pelos ocupantes, mas um Sistema Automático de Detecção de Incêndios (SADI) deve ser levado em conta p.ex. para edifícios destinados a dormidas, centros comerciais, ou outros edifícios com grande aglomeração de visitantes.

Um SADI regista o início de um incêndio sem ser necessária intervenção humana e transmite essas informações a uma Central de Sinalização e Comando (CDI – central de detecção de incêndios). Graças a este sistema pode-se alertar mais cedo e de forma mais eficiente todos os ocupantes de um edifício para que os procedimentos de evacuação sejam iniciados e também emitir o alerta para os Bombeiros. Além de emitir um alarme, um SADI pode permitir também fechar portas resistentes ao fogo, comandar elevadores, comandar ventiladores, comandar Sistemas Automáticos de Extinção de Incêndios (SAEI) ou comandar energia eléctrica.

O tipo de SADI adequado depende de vários factores como a dimensão do(s) edifício(s), a(s) utilização(ões)-tipo ou se tem ou não vigilância permanente. Deve ser desenhado de modo a que a relação “sinal/perturbação” seja suficiente para evitar falsos alarmes e alarmes intempestivos, devendo ser realizado por especialistas devidamente qualificados e com experiência em projetos de SADI.

Tipo de equipamentos


Abaixo encontram-se alguns dos equipamentos que um SADI pode ter:
- Dispositivos de accionamento manual do alarme (botões de alarme);
- Dispositivos de actuação automática (detectores de incêndio);
- Centrais e quadros de sinalização e comando;
- Sinalizadores de alarme restrito (p.ex. lâmpadas e/ou besouros);
- Difusores de alarme geral (p.ex. lâmpadas rotativas e/ou sirenes);
- Equipamentos transmissores automáticos do sinal ou mensagem de alerta;
- Telefones para alerta manual;
- Dispositivos de comando de sistemas e equipamentos de segurança;
- Fontes locais de energia de emergência.